quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Resultado de gravidez: positivo

HCG qualitativa na urina

Nomes alternativos:

beta-HCG qualitativa na urina

Como é realizado o exame:

Coleta-se uma amostra de urina. A mulher deve urinar normalmente, mas deve coletar uma amostra em um recipiente. Normalmente, dá-se preferência à urina da primeira micção matinal (a primeira vez que a mulher urina pela manhã), porque a urina é mais concentrada.

A maioria dos testes de gravidez depende do processo de aglutinação. Os glóbulos vermelhos sangüíneos sensibilizados são misturados com a urina (em um tubo de ensaio, uma lâmina ou por outros métodos). Se a mulher estiver grávida, haverá anticorpos na urina que farão os glóbulos vermelhos se aglutinar. Alguns dos testes de gravidez mais sensíveis usam anticorpos monoclonais, em vez de glóbulos vermelhos sangüíneos sensibilizados.

Alguns dos testes de gravidez de uso doméstico exigem simplesmente que a tira do teste seja colocada na urina ou que a mulher a passe através do jato de urina, enquanto estiver urinando.

-- / / -- / / -- / / --

Costumo dizer que mulher gestante é sinônimo de "misto de sentimentos". Quarta-feira é dia de consultas de pré-natal, na UBS onde estou, e nos corredores ficam aquelas mulheres barrigudinhas, barrigudonas, tristes, felizes, acompanhadas, desacompanhadas. Os testes de gravidez também são realizados às quartas-feiras, pela Enfermagem.

Hoje orientei uma paciente sobre os procedimentos do teste. Pedi que aguardasse um momento, pra que pudéssemos confirmar a gravidez. Eram apenas 5 minutinhos pra mim, mas sabia que ela, do lado de fora, estava ansiosa, esperando uma "eternidade". Ela, 41 anos de idade, 6 filhos "criados". Eu, uma "menina" a qual a primeira pergunta que ela fez foi "quantos anos vc tem?".

Resultado: positivo!

A primeira vez na vida que eu daria a notícia à uma "mamãe" que seu bebê estava alí, no seu ventre. Eu a chamo. Ela entra, nervosa, com a desculpa que está "com frio".

Eu, sorrindo, com calma:
- "Vem vindo um bebê aí, mamãe!"
Ela, nervosa:
- "Ái meu deus! Eu sabia, e agora??" como se fosse eu, com o resultado de positividade aos 21 aninhos de idade. [rs]
Eu:
- "Vamos ter calma... não estamos falando sobre um câncer, nem sobre uma doença sem cura. Falo de vida! Você está, mais uma vez, fazendo o que nem os anjos podem fazer: gerando vida dentro de vc!"
Ela, começa a chorar... espero ela deixar as lágrimas rolarem, e, ainda chorando, me abraça:
- "Ainda bem que vcs confortam... os médicos por aí são tão frios, grossos, mal educados"..

E eu... ?

Continuo pensando: gestante é sinônimo de misto de sentimentos. E eu quero participar, sempre que puder, de cada "positivo", de cada orientação, de cada puerpério.

Gosto mesmo é de trabalhar com "vida"! Sempre vida! =]

2 comentários:

Natália Mylonas disse...

Tomei um susto meeesmo .
Pensei q fosse vc menina !
Juro !
E realmente, tem alguns medicos q paciencia é zero !!

beiijos

Francisco disse...

Quando li o título do post, também pensei o mesmo que o comentário acima. rsrsrs
Que bom se todas as gestantes, com os seus sentimentos à flor da pele, tivessem pessoas como vc sempre por perto.
Um beijão, amiga!