sábado, 14 de fevereiro de 2009

Meu primeiro ADH


Método Mãe-Canguru


O Método Mãe Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo-peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo dessa maneira uma participação maior dos pais no cuidado do seu recém-nascido. Esse contato de forma gradual evolui até a colocação da criança em posição canguru, que é o posicionamento do bebê em decúbito prono, na posição vertical, contra o peito do adulto, que pode ser a mãe, o pai ou eventualmente algum outro familiar. Todo esse procedimento está baseado em critérios de elegibilidade clínicos e emocionais, tanto do recém-nascido, da mãe quanto da família. Tudo isso acompanhado de importante suporte institucional por parte de uma equipe de saúde treinada e consciente da importância do atendimento preconizado nessa nova metodologia.

O objetivo é estabelecer maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança.



[Esse ano eu vou participar do ADH. Esse será meu tema. E será minha publicação.]

3 comentários:

Menina Nina disse...

Muito interessante isso. Vi em algum lugar que os resultados são excelentes!!!

Quanto ao sistema público e privado de saúde, há um buracão entre eles...
Digno de muito estudo mesmo!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Que legal. Uma amiga que estudava medicina comigo e que agora tá fazendo enfermagem no Brasil me falou deste evento. Achei bacana, mas ainda quero conhecer mais.

Digno de muito estudo mesmo![2]

Éverton Vidal Azevedo disse...

Estou a acompanhar seu blog agora. Quando tiver banner avisa.
Inté.