quarta-feira, 25 de março de 2009

Adeus, Dona H.


Dona H., 98 anos, 35° dia de internação por Alzheimer + ICC. Acompanhada diariamente pela filha ou acompanhante/cuidador.

Foram poucos os meus dias com ela durante seu período de internação, mas suficientes pra levar lições e um pouco mais de experiência pra vida inteira, além de lembranças, não apenas dela, mas de toda a equipe multiprofissional.

Ontem, às 11:30h a.m., Dona H. finalmente nos deixou. Foram longos dias de cuidados paliativos, sofrimento pra ela e sua família.

Com ela aprendi a pensar melhor sobre eutanásia e rever meus conceitos, sem preconceitos... sem ser tão abominável quanto me parecia antes esse assunto. Com ela, aprendi a enxergar "meus" pacientes como meus familiares e a entender que não preciso ser tão crítica comigo mesmo por ser sentimental [ou "manteiga derretida", como queiram...rs], resolvi que quero continuar sendo assim.

Quero chorar todos os lutos que houverem em minha vida profissional. Quero continuar abraçando a família e chorando a perda, quero continuar tendo sentimentos. De forma alguma quero me acostumar com a morte de maneira "fria" e "calculista".

Dona H. se foi, mas nunca esquecerei dos dias em que falei com ela em seus momentos de lucidez, as vezes em que eu conseguia fazê-la sorrir e a forma que sua família sempre foi tão grata, com aqueles sorrisos e todas aquelas palavras lindas que a gente guarda no coração.

É uma profissão cheia de tristezas e momentos difíceis sim, eu sei. Mas estar com alguém que precisa de você, precisa confiar em seus serviços, contar com seu apoio em momentos tão delicados da vida e você saber como ajudar e ter em suas mãos o poder do diálogo entre toda uma equipe em prol de cada ser humano de forma holística, definitivamente é a maior sensação de realização e dever cumprido que eu poderia experimentar.

Meu rosto e meu tamanho são empecilhos iniciais, por enquanto, mas estou aprendendo a "driblar" esse breve momento de insegurança que eles sentem quando digo: "Bom dia, sou a enfermeira Alice"... rs.

E no fim dá tudo certo.

Vá em paz, Dona H., e obrigada. Muito obrigada.





"Gostaria de agradecer o apoio e consideração.
Principalmente o carinho em todos esses dias.
Você é uma menina linda, pequena.
Vai alcançar lindos objetivos!
Muita saúde e muita paz na sua jornada.
Obrigada!"

[filha de Dona H., em um bilhete "para Enf. Alice"]

5 comentários:

Rudsson Santos. ( Rude) disse...

seu trabalho deve te proporcionar formidáveis experiências, sejam elas quais forem. Continue atenta a todas, cada caso de dá um alimento de formao mpirica.
BOM TEXTO! trado e deixo aqui o meu sorriso
:D
não estou sumido! aqui eu!

Francisco disse...

Com certeza a Dona H., neste momento, deve estar te olhando e protegendo.
Que "coraçãozão" este teu!!!
Bjooooos!!

Dexter disse...

Como alguém não se sentiria confortável, mesmo no prenúncio da morte próxima, diante desse seu semblante?
Seu olhos e seus sorriso são a definição de sua atitude.

Beijo muito carinhoso pra vc, enfermeira Alice.

Edson Nunes / disse...

Muito interessante o blog, a forma no qual o conteúdo é apresentado, e um layout charmoso. Gostei mesmo deste espaço!

Abraços...

Alice Reis disse...

Olha como o Ric é gentil... um fofo! ^^


:$