sábado, 28 de março de 2009

Violência consentida.


A violência contra a mulher pode ser definida como qualquer ato de violência que resulte ou possa resultar em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher. Foi reconhecida como um problema de saúde pública na última década, além de ser um problema social que desconhece barreiras de religião, raça, classe social, etnia, grau de escolaridade ou idade.

Embora haja a diferenciação entre violência física, sexual e psicológica, elas se misturam e se entrelaçam de formas diversas. Costumam iniciar-se de forma lenta e silenciosa, e progridem em intensidade e conseqüências. Em suas primeiras manifestações, o agressor começa a cercar a liberdade individual da vítima, avançando para o constrangimento e a humilhação. Antes de ferir fisicamente sua companheira, baixa a auto-estima dela de tal forma que ela acaba por tolerar as agressões. Logo, a violência psicológica pode, na grande maioria das vezes, anteceder a violência física e / ou até mesmo a violência sexual.

Segundo os artigos, o principal motivo de as mulheres não terem deixado o parceiro ou denunciado no início das agressões foi o fato dos agressores prometerem melhorar, seguido do fator filhos. Os demais motivos foram dependência financeira, paixão pelo parceiro e medo. Entretanto, a escolaridade e o esclarecimento da mulher levam-na a ter um menor grau de tolerância à violência relacionado ao tempo de agressão.
A fragilização dessas vítimas pode incluir efeitos permanentes na auto-estima e auto-imagem, deixando-as com menos possibilidade de se proteger, menos seguras do seu valor e dos seus limites pessoais, e mais propensas a aceitar a vitimização como sendo parte de sua condição de mulher.

[Síntese da síntese de um trabalho baseado em artigos científicos
levantados nos últimos 5 anos, do meu 4º semestre na faculdade.]


Ando indignada com situações que não mudam. Indignada com homens que não são homens no sentido total da palavra, apenas biologicamente. Eternos machistas, sentem-se donos do mundo, donos de "fêmeas". Não possuem companheiras, mas "bonecas infláveis".

Homens sem caráter, sem índole, sem maturidade, sem consciência. Acho que não existe nada mais abominável que esse tipo de gente.

Violência contra a mulher, contra seus sentimentos, contra seus sonhos, contra sua vida... sem a menor sensação de pesar...

9 comentários:

«Line» disse...

Uia, alice escrevendo artigo! A-mei!

bjnhos

Camila disse...

POst consciente e atual. Muito importante a informaçao pois varias mulheres não sabem que estão sendo massacradas psicologicamente e isso é crime.

Adorei Lice!

BeijO

Camila disse...

POst consciente e atual. Muito importante a informaçao pois varias mulheres não sabem que estão sendo massacradas psicologicamente e isso é crime.

Adorei Lice!

BeijO

Nando disse...

Assino embaixo! São criaturas abomináveis!

bj lih!

Francisco disse...

Quando qualquer relacionamento chega a agressão física, não tem mais volta.
Não consigo entender como uma mulher pode ser agredida e ainda amar o agressor. Enfim...!
Bjjjooooss!!

Dexter disse...

Mesmo no mundo atual vivemos ainda situações bem atávicas, sobretudo nessa questão do "macho dominador" e "fêmea submissa".
Mas acredito que a violência contra a mulher vá muito além dessa questão da dominação. Mas isso seria outro post...

Ótimo artigo!
Beijos!

Raafa ;D disse...

É, tu passou no meu blog num dia pouco inspirado, mas hoje mesmo posto algo!

Gostei do teu blog, te favoritei no meu (:

Beijos

Nathália E. disse...

É muito fácil se mostrar homem valentão traumatizando mulheres e crianças. Queria ver se fosse fazer isso com um negão de 1,95m. Rs

Todo tipo de violência me deixa indignada, porém alguns mais específicos - como a violência contra a mulher - além de tudo me deixa extremamente triste.

Beijo!

Isa Dora disse...

Artigo muito bem escrito, Lih!
Sinto pena das mulheres que são agredidas e que não tomam uma providencia. Perdem sua vida, vivem tristes. Acho que nesse sentido a midia tem feito um bom papel, o de expor com frequencia q isso é problema q pode ser resolvido.

Q cada dia as mulheres sejam mais conscientes.
Beijo Lih!